Empreendedorismo

Termotécnica conquista mais um Prêmio Proteção Brasil

Premiada também em 2016, a cultura da segurança, da qualidade e da melhoria contínua faz parte da estratégia da empresa

A Termotécnica é uma das campeãs do Prêmio Proteção Brasil 2019 na categoria Atuação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O case “Processo de valorização e melhoria contínua na atuação da CIPA” recebeu a distinção Bronze. “Uma CIPA com  autonomia e autoridade para implementar ações é grande catalizadora da prevenção e quando seus membros se sentem valorizados a cultura da segurança é reforçada e atinge melhores resultados”, afirma a diretora de Operações da Termotécnica, Regina Zimmermann.

Premiada também em 2016, a cultura da segurança, da qualidade e da melhoria contínua faz parte da estratégia da Termotécnica. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira, 8 de agosto, junto ao Congresso SST 2019 e à Feira Expo Proteção, no Expo Center Norte, em São Paulo. De acordo com o coordenador de Segurança da Termotécnica, Josias Costa, “esse é o resultado do trabalho de uma equipe unida, comprometida e engajada. O desempenho atingido em segurança e saúde é mérito de todos os funcionários e da forma diferenciada em fazer gestão na Termotécnica”.

Case campeão

Desde 2012 a cultura da segurança, da qualidade e da melhoria contínua consta no Mapa Estratégico da companhia e é desdobrada no BSC (Balanced Scorecard) por meio de indicadores de desempenho que medem não só o parâmetro de segurança, como também a satisfação dos colaboradores. E essa gestão estratégica vem apresentando seus resultados: a empresa comemora a sua melhor média histórica em relação à prevenção de acidentes, sendo que 50% das unidades produtivas da empresa estão há três anos consecutivos sem ocorrências.

Com o objetivo de formar CIPAs protagonistas da cultura para a segurança e atendendo a Política Integrada de Gestão da Termotécnica foi definido um padrão de atuação.As ações implementadas são compartilhadas entre todas as fábricas da Termotécnica em cinco estados do país, gerando a melhoria continua. Dessa forma, quando uma ação planejada ou solução de problema é identificada entre as unidades como sendo a melhor prática, ela é multiplicada entre as demais e passa a ser o padrão de atuação. A padronização trouxe maior eficiência no planejamento, programação e execução das ações das comissões e permitiu maior integração entre as CIPAs das unidades.

Com isso, a atuação da CIPA foi valorizada, sendo percebida tanto pelos integrantes quanto pelos funcionários que passaram a participar de forma mais comprometida das ações implementadas pelas comissões. Questões como alternância de gênero dos membros que presidem a CIPA e de abrangência de setores de atuação, além de autonomia para solução de problemas também contribuem para essa valorização.

Sobre a Termotécnica

Aos 57 anos, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina. Empreendedora, produz desde soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas até itens para Construção Civil. O desenvolvimento sustentável está entre suas prioridades, e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Desde 2007 é pioneira na logística reversa e reciclagem do EPS. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades de produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC).

Assessoria de Imprensa da Termotécnica

EDM Logos Comunicação

Carla Lavina

carla@edmlogos.com.br

+55 47 9 9127 9834

Leia Mais: Sandami se apresenta no Imperator RJ no dia 5 de setembro com participação de Elymar Santos

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo