Saúde e Bem-Estar

Dicas para manter a concentração e foco em home office

O home office exige mais concentração e disciplina.

Dicas para manter a concentração e foco em home office.

Aromaterapia: Alecrim, Menta, Patchouli, Tomilho e Vetiver estimulam o cérebro

O home office exige mais concentração e disciplina. Focar no trabalho em casa pode ser desafiador, com grandes chances de dividir a atenção entre tarefas domésticas, televisão, a cama logo ali para uma soneca, entre outras distrações.

Dicas para manter a concentração, há vários óleos essenciais que podem ajudar no momento da prova.

Assim, os benefícios da Aromaterapia para quem está em casa e precisa de concentração para manter a produtividade do trabalho são inúmeros.

Portanto, segundo o naturopata Daniel Alan Costa, professor de fitoterapia na USP e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia – EBRAN, há vários óleos essenciais que podem ajudar no momento da prova.

“A Lavanda (Lavandula angustifolia) e a Camomila Romana (Chamaemelum nobile/Anthemis nobilis), podem ser utilizadas para equilibrar o emocional e oferecer tranquilidade durante esse período, já que é mais do que normal ficar nervoso ou ansioso com tudo o que está acontecendo.

Já o Alecrim (Rosmarinus officinalis), por exemplo, é excelente como fortalecedor de memória”, afirma o especialista.

Dicas para manter a concentração e foco em home office
Foto Shutterstock – Divulgação

Segundo Alan, a reputação do Alecrim como estimulante do cérebro vem da época da Grécia antiga.

“Naquela época os estudantes, durante o período de provas, já usavam raminhos da erva no cabelo, pois eles perceberam que a essência conforta o cérebro, aguça a compreensão, restaura a memória perdida e desperta a mente”, afirma o naturopata.

Estimulando a memória e favorecendo a concentração.

Outros óleos essenciais indicados para concentração precária e fadiga mental são:

O Menta (Mentha piperita), o Patchouli (Pogostemon cablin), que além de auxiliar na falta de concentração, alivia a ansiedade em condições relacionadas ao estresse, o Tomilho branco (Thymus vulgaris – ct linalol) que ativa as células do cérebro, estimulando a memória e favorecendo a concentração.

Já o óleo essencial de Vetiver (Vetiveria zizanoides) descontrai profundamente sendo útil para quem precisa concentrar as suas energias.

Por isso, “As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros aos trabalhadores, extremamente importante neste momento em home office.

Mas é importante lembrar que os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele.

Neste caso, a sugestão é o de inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Imediatamente já haverá estímulos das partes do cérebro relativas a memória e emoção”, alerta o naturopata.

Ou seja, além da Aromaterapia, outras terapias naturais também podem ajudar como Meditação, Cromoterapia, Cristaloterapia e Florais de Bach.

Por exemplo, “A indicação nessa fase de isolamento é a de consultar o seu naturopata de forma remota e ter uma combinação destas terapias receitadas de forma individual e personalizada”, indica Alan.

Sobre:

Daniel Alan Costa é especialista em Bases de Medicina Integrativa pelo Albert Einstein, professor de fitoterapia na USP, Naturopata, Acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies), coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia da UNIP, coordenador geral dos cursos do Instituto Imparare e diretor da Escola Brasileira de Naturopatia – EBRAN.

Fotos: Shutterstock – Divulgação / Arquivo Pessoal

Fonte: Gabrielle Monice
Assessora de Imprensa

Já em uso na China e em Israel e agora no Brasil. Aparelho israelense controla evolução do coronavírus

 

Marcos Morrone

Nascido em São Paulo Capital: Fotógrafo Profissional e Produtor Musical. CEO do Grupo Morrone Comunicações Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar