Comportamento

Dicas Para Uma Vida Melhor na Terceira Idade

A expectativa de vida do brasileiro é alta

Dicas Para Uma Vida Melhor na Terceira Idade

A expectativa de vida do brasileiro é alta e segue crescendo nos últimos anos. Por isso, saiba como ter uma vida melhor quando chegar na melhor idade!

Com o passar do tempo as pessoas envelhecem. É um processo natural do ser humano. E quando elas chegam na terceira idade (a partir dos 60 anos), enfrentam certas mudanças, desafios e dificuldades.

Sendo assim, saber como agir e lidar com as situações durante essa fase é essencial para uma vida melhor. 

E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Veja!

Mantenha uma vida social ativa

Diversas pessoas quando chegam na terceira idade começam a se isolar, a evitar outras pessoas… o que não é bom, pois essas ações podem ocasionar depressão, isolamento, solidão e outros problemas/doenças.

Evite a solidão

A solidão não é um distúrbio ou estado de ser. É um sentimento de abandono. 

Esta é a razão pela qual a solidão exige reconhecimento mais do que qualquer coisa. As pessoas mais velhas tendem a ser mais vulneráveis ​​a esse sentimento.

E o isolamento pode causar distúrbios alimentares, ansiedade, problemas de sono e até aumentar o risco de doenças crônicas em idosos.

Além disso, existem diversos motivos para esse sentimento. Por exemplo, a perda de um cônjuge, filhos se afastando… por isso, é importante ter atenção a ele e claro, buscar ajuda para evitá-lo.

Logo, uma vida social ativa é o melhor dos caminhos. 

Assim, os idosos conhecem outras pessoas, fazem amizades, conversam, aprendem, ensinam, interagem, se divertem e muito mais!

Alimente-se adequadamente

Ter uma dieta balanceada na terceira idade, por exemplo, com alimentos ricos em vitamina D, proteína, fibras e zinco, é de grande importância para uma vida melhor.

Além disso, beber muita água, pelo menos dois litros, todos os dias é recomendável. E para variar, o consumo de sucos naturais, água de coco e chás é uma boa alternativa.

Cigarro, bebidas alcoólicas em excesso e produtos industrializados é melhor evitar.

Leia ainda 40 anos de Frank Sinatra no Rio de Janeiro

Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos é fundamental para idosos que querem uma vida melhor. Na verdade, esta prática é fundamental para a vida de qualquer pessoa!

A atividade física gera inúmeros benefícios para a saúde como mais disposição, músculos e ossos mais fortes, melhora no sistema respiratório e na postura, e, muitas vezes, contribui para a socialização (tópico importante que falamos um pouco acima).

Afinal, há sempre outras pessoas fazendo exercícios, seja na academia, no parque, na piscina… o que oferece aos idosos uma ótima oportunidade para socializarem.

tristan le, divulgacao, uiara zagolin

Dicas Para Uma Vida Melhor na Terceira Idade

E para pessoas na terceira idade, os principais e mais recomendados exercícios são:

  • Natação;
  • Caminhada;
  • Dança;
  • Pilates;
  • Yoga.

Faça yoga

A yoga é uma excelente atividade física, principalmente para idosos, já que ajuda-os a ter uma vida mais equilibrada e feliz, de dentro para fora.

Alguns idosos acham difícil se adaptar às alterações do corpo e da pele que ocorrem com a idade. 

Porém, a interação com a comunidade pode ajudar as pessoas mais idosas a superar as inseguranças que acompanham a velhice. 

Essa também é uma das principais razões pelas quais as casas de repouso investem em yoga como uma de suas principais atividades. 

A yoga ajuda a alcançar a autoconsciência sobre o corpo e suas limitações. Ajuda a lidar com a ansiedade e a depressão e também regula os padrões de sono que, por sua vez, elevam o humor.

Exercite o cérebro

Além do corpo, exercitar o cérebro também é importante na terceira idade. E como fazer isso? Lendo livros, estudando e aprendendo coisas novas, fazendo palavras cruzadas, sudoku

Considere as casas de repouso

Muitos familiares, preocupados com o bem-estar físico e mental de entes queridos, buscam por lares de idosos para hospedá-los. 

Isso porque, essas casas de repouso são justamente destinadas a esse público e por isso proporcionam inúmeros benefícios para pessoas da terceira idade, como:

  • Socialização com pessoas da mesma faixa etária;
  • Atividades físicas favoráveis ​​aos idosos;
  • Cuidados 24 horas;
  • Planos de refeições personalizados para se adequar à dieta do idoso;
  • Entretenimento e lazer;
  • Condições de vida mais seguras.

E então, o que você achou das dicas dadas neste artigo? Já as conhecia? Tem alguma outra que pode acrescentar? Conte para a gente no espaço de comentários logo abaixo!

Uiara Zagolin

Jornalista, Editora do portal Na Midia, colunista no TNYN NY News, membro da FEBRACOS - Federação Brasileira dos Colunistas Sociais, tradutora e escritora. Com formação no Canadá, EUA e Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar