Arte e CulturaFotógrafos

Garten apresenta exposição “Crianças do Caminho”

Exposição do fotógrafo Roy Schulenburg com curadoria de Marc Engler

Garten apresenta exposição “Crianças do Caminho” do fotógrafo Roy Schulenburg.

Em Joinville, de acordo com, com sua colonização predominantemente alemã, quase não se fala sobre o papel da população afrodescendente na colonização da cidade, tampouco sobre suas tradições, memórias e cultura.

Relatos históricos comprovam a utilização de mão de obra escrava na construção da então Colônia Dona Francisca.

Por exemplo, com a abolição do sistema escravista de trabalho no Brasil, em 1888.

Ou seja, a comunidade Ex – escrava foi lançada às margens da sociedade e se agrupou em comunidades remanescentes de quilombos em locais mais isolados.

Assim, quando se fala em Quilombo, os esconderijos criados por escravos fugitivos na época do Brasil Colônia, imagina-se algo que acabou junto com a escravidão, porém muitas destas comunidades passaram gerações resistindo ao peso do tempo, e ainda existem atualmente.

Garten apresenta exposição “Crianças do Caminho”
Garten apresenta exposição Exposição do fotógrafo Roy Schulenburg com curadoria de Marc Engler – Fotos: Roy Schulenburg / Arquivo Pessoal

Fundação Cultural Palmares (FCP).

Por isso, em Joinville temos a comunidade Beco do Caminho Curto, no Distrito de Pirabeiraba, que são remanescentes quilombolas e ainda vivem à margem da sociedade.

Assim, até hoje a localidade se depara com a falta de saneamento básico, energia elétrica e a escassez de horários do transporte público que dificultam uma rotina de trabalho e estudo.

Apesar disso, bem como, os moradores mantém uma ligação sentimental com passado e se sentem acolhidos e protegidos pela comunidade e suas tradições.

Contudo, os descendentes desta população receberam uma boa notícia, uma portaria da Fundação Cultural Palmares (FCP) publicada dia 10.05.19 no Diário Oficial da União, certifica a comunidade como quilombola.

Esta certificação amplia, ampara e valoriza o patrimônio cultural brasileiro e afro-brasileiro despercebido e desperdiçado.

Festa da Digital influencer Rosilene Bejarano Ego TV seu canal na Web

Oportunidades e melhorias para essa comunidade.

Com a intenção de entender, levar oportunidades e melhorias para essa comunidade a Univille, em parceria com os professores Tales Vicenzi (História), Sirlei de Souza (Direito) e Jonathan Prateat (Publicidade e Propaganda), criou o Projeto Caminho Curto, que acontece desde 2018.

Assim, promovendo atividades e oficinas envolvendo assuntos como direitos humanos, debates pertinentes às populações afrodescendentes.

Bem como, e assim, os direitos ligados à terra, saúde e educação e foi fundamental no processo de certificação da comunidade como quilombola.

Garten apresenta exposição “Crianças do Caminho”
Curadoria de Marc Engler Fotos: Roy Schulenburg / Arquivo Pessoal

Foi no envolvimento com este projeto que o fotógrafo Roy Schulenburg se deparou com As Crianças do Caminho, título de sua primeira exposição.

Mesmo sabendo que uma pessoa branca nunca vai compreender legitimamente o racismo, Roy entende que precisamos encontrar caminhos para discutir a estrutura racial enraizada em nossa sociedade, para isso é preciso ouvir, entender o que é lugar de fala e fortalecer o processo de empatia. Só assim podemos vislumbrar e contribuir para um futuro de igualdade e antirracista.

Leia Mais: Luiza Possi faz show em Florianópolis no Dia dos Namorados

E é exatamente sobre o futuro que Roy quer falar com sua exposição “Crianças do Caminho”.

O olhar puro das crianças que vivem nesta comunidade, traz esperança de um mundo melhor, é por essas crianças que a sociedade precisa rever padrões e não diminuir a dimensão dos problemas raciais e a falta de consciência humana que ainda vivemos até hoje.

É preciso olhar para si mesmo e entender seu lugar na sociedade e buscar conhecimento sobre educação racial e os reais impactos a sua volta.

Sobre o artista

Roy Schulenburg tem 35 anos, nasceu em Florianópolis, mas vive em Joinville faz bastante tempo.

Então, formado em design, especialista em design gráfico e estratégia corporativa, e mestre em design. Sempre gostou de experimentar: já trabalhou com graffiti, colagem e agora se dedica a fotografia e videografia.

Roy gosta de fazer trilhas, viajar e vê a fotografia como um meio para se expor a coisas novas, aproveitar experiências novas, através das lentes das câmeras.

Atualmente, trabalha como professor no ensino superior, lecionando nos cursos de Design, Fotografia, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e nas especializações em Business Design e UX Design.

Com curadoria de Marc Engler, a exposição CRIANÇAS DO CAMINHO fica em cartaz na Galeria de Arte Garten de 22 de maio a 02 de julho.

Agende-se

O QUE: Garten Apresenta Exposição de arte “Crianças do Caminho”, do artista visual Roy Schulenburg

ONDE: Garten Shopping (em frente a Alô Bebê)

QUANDO: Abertura 22 de maio às 19:30h, visitação de 22 de maio a 02 de julho de 2019 de segunda a domingo das 10h às 22h.

Fotos: Roy Schulenburg / Arquivo Pessoal

Fonte: Assessoria de Imprensa

CONTATOS: 

Telefone: 47 9109 – 9958
E-mail: roy@royzera.com.br

Roy Schulenburg

Telefone: 47 99917 – 0067
E-mail: marc.engler.arte@gmail.com (Marc Engler)

INDICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS:

E–books PLR em Português e Vários Pacotes com Nichos Lucrativos, Tráfego Garantido para seu negócio online.

Garten apresenta exposição “Crianças do Caminho”
Como ganhar muito dinheiro com esses Kits – Foto Divulgação

Veja Assim também, Irmãs Avedikian sucesso como influencers digitais

Rosilene Bejarano

Rosilene Bejarano,nascida em Corumba Ms Digital Influencer, blogueira revista eletrônica Coisas Do Sul, assino para as revistas Egonoticias de Balneário Camboriú, Top Society de Lages, Lithoral News de Itajaí. Palestrante com o tema (Estrutura familiar e mulheres na politica) recebi o titulo de Embaixadora da Paz em 2018, atualmente resido em Joinville Santa Catarina, cursando marketing digital, formada em Hotelaria e excelência em atendimento, sou a Vice presidente da Abramecom (Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Recebi o premio internacional de imprensa empreendedora Dr Rey 2017. Premio destaque de Mídia Eletrônica SC da Revista Lithoral News, Premio destaque imprensa revelação SC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo