Saúde e Bem-Estar

Fonoaudióloga dá dicas de substâncias prejudiciais a sua voz e como mantê-la saudável

As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho

Conheça as substâncias que podem ser prejudiciais a sua voz 


Fonoaudióloga Jane Celeste dá dicas de como manter a voz saudável

Acima de tudo o domínio da expressão vocal é necessário ao ofício do profissional da voz, como atores, locutores, empresários.

Assim no caso do ator, dependendo do personagem, da proposta cênica e do tipo de representação, ele precisará criar uma voz específica, nem sempre de fácil emissão, exigindo um conhecimento técnico e prático para essa realização.

Voz-Im.002 Title category
Voz – Foto Divulgação

Para isso, o profissional deve cuidar de sua saúde vocal e compor a expressão vocal do personagem orientado por um especialista.

fonoaudióloga Jane Celeste, do estúdio da voz listou alguns alimentos que podem ser irritantes para as suas cordas vocais. As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho.

Jane-Macedo-Im.001-e1526996889284 Title category
Jane Macedo – Foto Divulgação

Gengibre – Pode ser irritante da mucosa gástrica, detonando um refluxo (subida do suco gástrico) e queimando a região posterior da laringe, gerando um incomodo ou até pigarro.

Com isso, anestesia a garganta e propicia um abuso da voz devido à falta de percepção dos órgãos fonatórios. Por outro lado, pode ser benéfico por ajudar na fabricação de saliva.

+ LEIA MAIS: Léo Jabá aproveita férias no Brasil para atingir condicionamento físico em sua plenitude

 Própolis – É um anti-inflamatório natural. Porém pode não funcionar quando o problema na garganta não é causado por bactérias.

É melhor usar as própolis dissolvido em água. Normalmente o spray possui álcool em sua composição, trazendo para o usuário uma perda da sensibilidade, propiciando o abuso vocal.

Soro Fisiológico – Bom para uma hidratação direto, com bochechos ou inserindo nas narinas (pode-se esquentar 10 segundos no microondas).

Chocolate – Tem leite (aumentando a produção de muco) e cafeína (ressecando a mucosa, assim como o café, chá preto e refrigerantes).

Não se deve comer chocolate ou beber leite pelo menos duas horas antes de falar  para não prejudicar a PROJEÇÃO DA VOZ.  Esses produtos deixam a saliva mais grossa e mais viscosa;

Água Gelada – Pode produzir um choque térmico – mas depende da sensibilidade de cada um.

Sigam o Egonotícias no Instagram: @egonoticias

Tags
Show More

Lourdes Castro

Nascida em São Paulo, Capital - SP, Brasil, Formada em Comunicação Social pelas Fiam- Faculdades Integradas Alcântara Machado, Pós Graduada em Administração de Marketing pela Fecap, Especialização em Assessoria de Imprensa pelo Senac. Jornalista, Assessora de Imprensa e Produtora do Programa Fama & Destaque da Apresentadora Viviane Alves, pela TV Guarulhos. MTB 15521

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker