Turismo

Já pensou em unir intercâmbio e trabalho voluntário?

Conheça cinco destinos mais procurados para realizar ações sociais pelo mundo

Todos nós gostamos de viajar e fazemos de tudo para colocar o pé na estrada. Muitas vezes, aproveitamos as férias e feriadões prolongados, buscamos promoções e descontos especiais em passagens aéreas e em hotéis. Mas há diversas outras modalidades para os viajantes. Uma delas é o intercâmbio.

Esta continua sendo uma modalidade muito procurada, especialmente pelos mais jovens. Nos últimos anos, porém, vem crescendo o número de pessoas com mais de 30 anos e até da Terceira Idade aderindo a esta opção.

Em especial, intercâmbio para realizar trabalhos voluntários tem despontado como uma ótima forma de promover mudanças necessárias e transformar a realidade de muitas pessoas. Esse tipo de atividade é ideal para quem busca autoconhecimento, capacidade de engajar e empoderar pessoas em um ambiente desafiador.

Para os interessados em intercâmbio, listamos cinco destinos mais procurados por quem deseja se aventurar em novas culturas e conhecer as mais variadas atividades voluntárias. Para fornecer essas dicas, consultamos a ONG AFS Intercultura Brasil. Confira abaixo:

1) Bélgica

A Bélgica é um país lindo e com vários projetos sociais
A Bélgica é um país lindo e com vários projetos sociais – Foto: Divulgação

Uma das opções de intercâmbio e voluntariado para quem vai ao país é animação para público infantil. O projeto ocorre no museu Le Tilt, que oferece animações para crianças e jovens. O voluntário auxiliará em uma série de atividades interativas e oficinas para grupos escolares, crianças, adolescentes, jovens adultos e famílias, com o intuito de permitir a descoberta da diversidade do mundo e proporcionar oportunidades para que a criança se torne cidadã global.

Outra ação disponível é a do agricultor social. Uma fazenda biológica é o pano de fundo para reintegrar pessoas com deficiências e problemas psiquiátricos na sociedade, que recebem apoio de formadores profissionais e acompanhamento psicológico. O voluntário ajudará no processo de colheita até a venda do produto na loja.

2) Colômbia

A Colômbia, perto de nós, é uma ótima opção para intercâmbio social - Foto: Divulgação
A Colômbia, perto de nós, é uma ótima opção para intercâmbio social – Foto: Divulgação

Bem mais próximo de nós estão os projetos realizados na Colômbia. Um deles proporciona a crianças um mundo mais lúdico e com menos problemas é o objetivo desse trabalho, que será desenvolvido em um orfanato. O voluntário apoiará os profissionais da instituição em atividades educacionais, recreativas e cuidar das crianças.

Portadores de necessidades especiais são o público-alvo de outra ação, onde os voluntários ajudam a dar independência e autoestima para crianças e adultos nessas condições. Para isso, irão auxiliar professores e instrutores com a execução das tarefas, apoiar na alimentação e higiene pessoal e desenvolver atividades artísticas.

Por fim, há o projeto Solidariedade na Creche, em que é necessário realizar atividades e ajudar no cuidado e alimentação de crianças entre 2 e 5 anos, que estão na creche e moram em comunidades vulneráveis da Colômbia ou que sofreram algum tipo de trauma devido à violência ou abuso.

3) Dinamarca

As belezas do país escandinavo também estão ao alcance dos viajantes. Foto: Divulgação
As belezas do país escandinavo também estão ao alcance dos viajantes. Foto: Divulgação

Para quem tem interesse em realizar essa atividade voluntária na Europa, uma boa opção é a Dinamarca, onde está disponível o projeto Cidadão Sustentável. Gostar do contato com a natureza e trabalhos manuais é essencial para essa atividade. O voluntário trabalhará em um jardim ecológico, que pertencente a uma Folk College, considerada a Folk College verde da Dinamarca. As atividades têm como objetivo educar agricultores e a sociedade dinamarquesa sobre o futuro sustentável e apresentar as ações da universidade como laboratório para experiências de sucesso.

Outro projeto é focado em educação do futuro, uma oportunidade para praticar habilidades de ensino e obter experiência de trabalho em um ambiente escolar reconhecido como um dos mais avançados sistemas educacionais do mundo. O voluntário auxiliará os professores em aulas de idiomas ou outros assuntos de interesse, apoiará em tarefas práticas no jardim de infância e atividades após a aula e participará da organização de eventos e atividades especiais na escola.

4) Filipinas

As paisagens deslumbrantes da Ásia estão à sua espera - Foto: Divulgação
As paisagens deslumbrantes da Ásia estão à sua espera – Foto: Divulgação

Um dos projetos existentes nesse arquipélago no Pacífico é voltado ao meio ambiente. Nesse projeto, o voluntário participará de um programa chamado Out-of-School-Youth (OSY), que ajuda jovens de baixa renda a atualizarem suas habilidades de trabalho e encontrar um ofício permanente. A ação ocorre por meio de treinamentos de restauração ambiental comunitária, sustentabilidade, hábitos ecológicos e educação ambiental. Algumas das principais atividades serão: construção de trilhas, engenharia biológica, cultivo de plantas, agricultura orgânica, entre outros.

Outro projeto envolve atendimento a crianças com necessidades especiais, como deficientes auditivos e visuais. O voluntário irá apoiar na supervisão dos pequenos durante as aulas, com o objetivo de melhorar aspectos pessoais e sociais das crianças, além de apoiar na formação de pais e membros da família. Algumas atividades envolvem programas comunitários, excursões, entre outras.

5) República Dominicana

No Caribe, a possibilidade de curtir belas praias e ajudar o próximo - Foto: Divulgação
No Caribe, a possibilidade de curtir belas praias e ajudar o próximo – Foto: Divulgação

Com o apoio de uma ONG que trabalha a conscientização sobre questões ambientais, o voluntário vivenciará atividades em uma fazenda de ecoturismo e projetos de desenvolvimento comunitário. O projeto, batizado de Eco-Ranch, utiliza diferentes métodos e atividades para promover seus valores, como atividades culturais relacionadas à música, artes visuais e artes cênicas. O voluntário apoiará as atividades realizadas na comunidade e ajudará a desenvolver material para palestras e workshops sobre questões ambientais para professores e crianças. Ajudará, também, com a formação de um grupo ambiental para crianças de escolas rurais.

Outro projeto atende meninas órfãs ou que sofreram maus tratos. Elas recebem apoio de um orfanato que dedica educação e cuidado a elas. O voluntário participará de aulas de esportes, tutoriais e terapias de psicologia. Outras tarefas estão relacionadas às áreas de assistência médica, gerenciamento de água da casa e ajuda nos jardins.

 

Foto da Capa: Divulgação

Siga o egonoticias: http://instagram.com/egonoticias

Siga o Jornalista: http://instagram.com/tempointegral

Veja todos os meus posts: https://egonoticias.com/autor/fabio-mendes/

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo