Arte e CulturaComportamento

Moda Flamenca, diálogo entre tradição e tendências

Uma das mais expressivas e famosas manifestações culturais da Espanha é a Feria de Abril de Sevilha.

Moda Flamenca, diálogo entre tradição e tendências. Uma das mais expressivas e famosas manifestações culturais da Espanha é a Feria de Abril de Sevilha.

Este ano, pela primeira vez, em seus 150 anos de história, a Prefeitura (Ayuntamiento) ampliou o período de celebrações para sete dias.

Estar em Sevilha durante esta festividade é um privilégio, apesar de alguns sevilhanos aproveitarem para escapar da agitação da cidade.

A beleza de Sevilha dispensa comentários e durante o evento a cidade se vê ainda mais peculiar e charmosa com o ir e vir das carruagens.

Conduzidas por cocheiros elegantemente vestidos. Amazonas e cavaleiros também integram este cenário, desfilando com seus cavalos penteados e adornados ao estilo andaluz.

Em meio a tanta beleza, há algo que atrai e encanta a todos os olhares: as mulheres, das mais variadas idades, vestidas de flamenca.

Todas as combinações de cores e estampas são bem-vindas, assim como o exagero dos acessórios.

O traje de flamenca é a exceção à  famosa regra “quanto menos, mais”.

Exagerar nas franjas, nos babados, nas flores, no decote, nos brincos, torna ainda mais linda e sensual a mulher.

E por falar em exageros, constatei que as mãos das flamencas que, em outros tempos, poderiam levar um belíssimo leque, hoje seguram um celular, um elemento que, em minha percepção diminui, lamentavelmente, o encanto e o charme das “gitanas”.

Moda Flamenca, diálogo entre tradição e tendências
Flamencas- Feria de Abril 2017 – Foto Maria Medeiros

É curioso saber que se trata do único traje tradicional que ultrapassa as fronteiras regionais, pois acompanha tendências da moda internacional.

E a influencia, a exemplo de algumas coleções lançadas por Valentino, Tom Ford, John Galliano, entre outros desenhadores.

Como brasileira, eu não podia imaginar o universo comercial que está por detrás desta tradição. Há dezessete anos que Sevilha se converteu na capital mundial da moda flamenca. No próximo ano, de 1 a 4 de fevereiro, a cidade mais uma vez acolherá o XXIV Salão Internacional da Moda Flamenca (SIMOF), uma das mais importantes feiras para profissionais do setor. A novidade é a ampliação da área de exposição e se chamará Simof Ego, onde estarão localizados vários stands e uma passarela coletiva para os bolsistas selecionados do Projeto “Emprende Lunares” auspiciado pela Fundação Cajasol.  Fica a dica.

+ LEIA MAIS: II Congresso da Felicidade na Ópera de Arame recebe o apoio da Pousada Varshana

Moda Flamenca, diálogo entre tradição e tendências
Moda Flamenca e Celular – Foto: Maria Medeiros

Foto da Capa: https://br.sputniknews.com/

Sigam o Instagram do Egonotícias: @egonoticias

Redação Egonoticias

Egonoticias.com o seu canal de entretenimento. Você é a notícia, nós publicamos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar