Saúde e Bem-Estar

Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada

Fortalecendo a recuperação e o bem-estar de pacientes acamados

Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada fortalece a recuperação e o bem-estar de pacientes acamados

Pacientes acamados, independentemente da causa, enfrentam desafios físicos e emocionais que podem comprometer sua qualidade de vida. Neste sentido, a fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada surge como uma aliada na recuperação e no bem-estar desses pacientes, oferecendo uma abordagem holística que vai além dos exercícios físicos.

A fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada para estes pacientes se baseia em três pilares. O primeiro é o cuidado individualizado, pois cada indivíduo é único e suas necessidades específicas são consideradas na criação de um plano de tratamento personalizado. Do mesmo modo, a abordagem holística leva em consideração os aspectos físicos, emocionais e sociais do paciente, promovendo seu bem-estar geral.

Comunicação e empatia é o terceiro pilar. Por isso, a equipe de fisioterapia deve se dedicar a construir uma relação de confiança e respeito com o paciente e seus familiares, garantindo que todos estejam informados e envolvidos no processo de recuperação.

É importante lembrar que a Síndrome do imobilismo prolongada pode levar a problemas respiratórios, como diminuição do trofismo muscular, atelectasia pulmonar e pneumonia, por exemplo. Pacientes acamados também podem desenvolver problemas musculares e articulares, como, por exemplo, hipotrofia muscular, contraturas e deformidades.

Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada
Fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada – Foto Freepik – Divulgação

A importância de intervenções fisioterapêuticas

Existem algumas técnicas fisioterapêuticas que podem ser aplicadas a pacientes acamados:

Cinesioterapia respiratória: Técnicas para fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a oxigenação e prevenir infecções pulmonares

Mobilização passiva e ativa: Movimentação dos membros para prevenir contraturas, manter assim, a amplitude de movimento e estimular a circulação sanguínea

Exercícios de fortalecimento muscular: Aumento da força muscular para auxiliar na recuperação da função motora e prevenir quedas

Treinamento de marcha e deambulação: Preparação para o retorno à marcha independente, quando possível

Eletroestimulação muscular: Estimulação dos músculos para prevenir atrofia e melhorar a força muscular

Técnicas de relaxamento:

Redução da ansiedade e do estresse, promovendo o bem-estar emocional do paciente

Neste sentido, a fisioterapia intensiva humanizada ajuda a minimizar os impactos negativos da imobilidade, promovendo a prevenção de complicações pulmonares, musculares e articulares. Por isso, essa prática também promove a saúde e a recuperação, melhorando a função física, respiratória e motora.

Além disso, essas técnicas humanizadas podem auxiliar na redução do tempo de internação hospitalar, possibilitando um retorno mais rápido para casa e para as atividades cotidianas, assim como a melhora da qualidade de vida, promovendo maior independência, autonomia e bem-estar físico e emocional.

Em síntese, a fisioterapia no Centro de Terapia Intensiva humanizada é uma ferramenta essencial para a recuperação e o bem-estar de pacientes acamados. Através de um plano de tratamento individualizado e holístico, a fisioterapia contribui para minimizar os impactos negativos da imobilidade e promover a saúde e a qualidade de vida desses pacientes.

Sobre a autora:

Andréa Debatin Amorim é bacharel em Fisioterapia, pela Universidade Veiga de Almeida (RJ) e tem pós-graduação em Fisioterapia Intensiva para Adultos, pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Ou seja, a profissional possui 18 anos de experiência clínica em fisioterapia intensiva, com foco nas áreas respiratória e motora, além de experiência em estimulação precoce do paciente, garantindo que receba os cuidados necessários para uma progressão mais rápida e efetiva em sua recuperação.

Fotos: Freepik / Divulgação

Por: Andréa Debatin Amorim

Você precisa ler! Segurança Cibernética: como proteger dados na Era Digital

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo