Tecnologia

Segurança Cibernética: como proteger dados na Era Digital

Proteger nossos dados e informações confidenciais tornou-se mais importante do que nunca.

Segurança Cibernética: como proteger dados na Era Digital 

Na era digital em que vivemos, a segurança cibernética tornou-se uma preocupação central para indivíduos e organizações em todo o mundo. Com a proliferação de dispositivos conectados à internet e o aumento das atividades online, proteger nossos dados e informações confidenciais tornou-se mais importante do que nunca. Mas o que exatamente é cibesegurança e por que é tão importante?

Cibersegurança refere-se às práticas, tecnologias e processos empregados para proteger sistemas, redes e dados contra ataques cibernéticos. Além disso, esses ataques podem variar desde tentativas de roubo de informações confidenciais até interrupções de serviços essenciais, como energia e saúde. Em essência, a segurança cibernética visa garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados na Era Digital.

Segurança Cibernética: como proteger dados na Era Digital
Cibersegurança – Foto Freepik Divulgação

Informações confidenciais

Nossos dados pessoais e informações confidenciais estão mais expostos do que nunca no mundo online. Desde detalhes de login e números de cartão de crédito até informações médicas e financeiras, assim, nossos dados estão constantemente em risco de serem comprometidos por criminosos cibernéticos. A perda ou comprometimento dessas informações pode resultar em roubo de identidade, fraudes financeiras e sérias consequências pessoais e profissionais.

Além disso, para as organizações, a proteção de dados é essencial para garantir a confiança dos clientes e cumprir regulamentações de privacidade, como o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) na União Europeia e leis de proteção de dados em outros países.

Crimes cibernéticos

Existem diversos tipos de crimes cibernéticos, desde ataques de phishing até ransomware e ataques de negação de serviço (DDoS). Por exemplo, no phishing, os criminosos tentam enganar as pessoas para que revelem informações pessoais, como senhas e números de conta, através de e-mails ou mensagens falsas. Por exemplo, o ransomware envolve o sequestro de dados por criminosos, que exigem pagamento de resgate para devolvê-los.

De fato, para evitar esses tipos de ataques, é fundamental adotar práticas de segurança cibernética sólidas, como manter sistemas e software atualizados, usar senhas fortes e únicas, habilitar a autenticação de dois fatores sempre que possível e estar atento a sinais de atividade suspeita, como e-mails não solicitados ou links suspeitos.

Em um mundo cada vez mais interconectado, a segurança cibernética é essencial para proteger nossos dados e informações confidenciais. Por isso, que você deve compreender os riscos e adotar medidas proativas para proteger nossos sistemas e redes, podemos nos proteger contra ataques cibernéticos e garantir um ambiente online seguro e confiável para todos.

Sobre o autor:

Fábio Costa Barroso é bacharel em Direito pela Universidade Novos Horizontes, em Minas Gerais, e possui pós-graduação em Direito aplicado à Segurança Pública. Ou seja, ao longo de sua carreira, dedicou mais de 15 anos à Polícia Militar de Minas Gerais. 

Fotos: Arquivo pessoal / Divulgação

Fotos: Freepik / Divulgação 

Por: Fábio Costa Barroso

Clique aqui e confira: Tecnologia técnica construtiva do pré-fabricado em concreto.

Redação Ego Notícias

Ego Notícias o seu canal de entretenimento. O Portal das Celebridades e Famosos. Você é notícia, nós publicamos!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo