Saúde e Bem-Estar

Colite Ulcerativa – Inflamação Crônica do Intestino Grosso

Os sintomas da colite ulcerativa atingem não só o intestino, mas podem repercutir no corpo inteiro

A principal doença que acomete os intestinos são as doenças inflamatórias intestinais (DII). As quais incluem a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn.

Embora seus sintomas não sejam muito específicos, a incidência das doenças inflamatórias intestinais vem crescendo em todo mundo. Muito disso se deve à melhora nos diagnósticos.

Você sabe o que é colite ulcerativa e quais as diferenças com as outras doenças que acometem os intestinos?

 

A colite ulcerativa se caracteriza pela inflamação da camada mais superficial do intestino grosso (cólon e reto). Contudo, essas lesões são contínuas, ou seja, estão presentes em todo o reto, sem área livre da lesão.

De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, a colite ulcerativa pode ser classificada como:

  • Pancolite: quando a doença que se estende por todo o cólon
  • Colite esquerda: quando afeta apenas o lado esquerdo (cólon descendente)
  • Proctossigmoidite: quando afeta até a porção média do sigmoide
  • Proctite: quando afeta somente o reto

Sinais e Sintomas da Colite Ulcerativa

A Colite Ulcerativa é uma doença de curso irregular. Dessa forma, apresenta períodos sintomáticos intensos e outros de remissão com pouco ou nenhum sintoma.

Os sintomas da retocolite ulcerativa são semelhantes a outras doenças intestinais. Ainda assim, dependem da extensão da inflamação.

Foto Divulgação: Colite Ulcerativa – Inflamação Crônica do Intestino Grosso – Detox Kriyá

 

Dentre os principais sintomas, sem dúvida está a diarreia sanguinolenta acompanhada de cólicas. As crises de diarreia são persistentes, ocorrendo durante o dia e a noite. Visto que nos casos mais extensos, muitas vezes é acompanhada de muco e pus.

Durante a fase aguda da doença pode-se verificar também febre, anemia, emagrecimento, dores articulares e outras manifestações extra intestinais. Sendo que esta, está presente em cerca de 40% dos pacientes.

Dentre as manifestações extra intestinais, os sintomas articulares constituem a manifestação mais frequente. É provável que esses danos articulares sejam mediados por imunocomplexos, cujos antígenos seriam absorvidos pelo intestino.

Do mesmo modo, outras manifestações extra intestinais comuns são na pele e mais raramente nas vias biliares, no fígado e nos olhos.

A Colite Ulcerativa pode, em alguns casos, evoluir para quadros mais graves, como hemorragia, colite fulminante e câncer de cólon.

A hemorragia é a complicação mais frequente e geralmente causa anemia. Em casos mais raros, pode ser necessária a internação hospitalar.

Cerca de 10% dos pacientes com colite ulcerativa podem desenvolver colite fulminante, que se caracteriza por um ataque progressivo com hemorragia intensa, podendo inclusive haver perfuração do cólon e danos aos nervos e músculos da parede intestinal. 

Manter a saúde intestino é sempre o melhor remédio. Para isso, mantê-lo limpo e saudável é imprescindível.

A melhor forma de prevenção tanto para a colite ulcerativa, quanto para outras doenças intestinais é aliar uma alimentação saudável com a limpeza do organismo com o Programa de Detox Kriyá.

Veja +: Como Vai Sua Saúde Intestinal?

Eu sou Bianca Enricone, agradeço a sua companhia até aqui e convido você a embarcar nessa jornada em busca de uma vida plena! Peço que visite o site e as redes sociais se inscreva no canal, e me ajude a divulgar este vídeo e compartilhar a saúde integral.

Entre em contato comigo pelo whats app 47 98495-2112

Foto Divulgação: Bianca Enricone

Facebook:https://www.facebook.com/detoxkriya/ e                          https://www.facebook.com/biancaenriconeterapeuta/

Instagram: @detoxkriya

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCaYusxu3whB84YZ5f2nYlig?view_as=subscriber

Leia também:  Doenças Intestinais, Conheça as Principais

Bianca Enricone

A saúde de forma INTEGRAL pode ser caracterizada pelo perfeito equilíbrio entre MENTE e CORPO. Busco a vida plena e saudável como inspiração e meta pessoal. Terapeuta e Farmacêutica Acupunturista. Assessora de Imprensa e Jornalista no Portal egonoticias.com - Atualmente moro em Santa Catarina. Você pode me acompanhar no site: http://biancaenricone.com.br/ Ou entre em contato pelo WhatsApp +55 47 9 8495 - 2112 - e-mail: biancaenricone@gmail.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo