ArquiteturaArte e CulturaDecoraçãoFeiras e Eventos

DW! Semana de Design de SP vai até 24 de março

Ainda dá tempo de conhecer as tendências e inovações na DW! Semana de Design de São Paulo

DW! Semana de Design de SP vai até 24 de março

Até 24 de março, a capital paulista será palco da DW! Semana de Design de São Paulo 2024. Nesta 13ª edição o evento se desdobra, simultaneamente, em cerca de 130 diferentes locais e contempla mais de 200 ações espalhadas em oito distritos, sendo 1 digital e 7 físicos.

Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, definitivamente, a DW! SP é o maior festival urbano de design da América Latina, sendo o terceiro maior do mundo no setor, e tem dialogado com o próprio movimento da cidade, sobretudo, propondo mudanças na sociedade de forma individual e coletiva.

Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

Reunindo mais de mil criativos de diferentes segmentos e, simultaneamente, 139 expositores, a DW! SP 2024 apresenta atividades majoritariamente gratuitas.

Dessa forma, o acesso democrático pode ser refletido na expectativa de público: cerca de 50 mil visitantes, que, desde 14/03 tem acesso ao mapa impresso do festival.

Dinâmica, a DW! SP 2024 entrega atrações que proporcionam, acima de tudo, um caráter ainda mais vivo de organicidade.

Dia Mundial da Água

A priori, a cada nova edição a DW! SP elege uma temática que permeia a programação. Em 2024, a água é o grande destaque, uma vez que o evento ocorre, principalmente, durante a semana do Dia Mundial da Água (22/3).

Dentro desse contexto, inspirada no tema, a identidade visual da DW! SP 2024 foi assinada pela arquiteta e designer gráfica Maria Claudia Levy Figliolino.

Primeiramente, reafirmando seu compromisso de suscitar debates e, sobretudo, reflexões sobre questões prementes da cidade, o festival presta homenagem a sete rios e córregos que foram decisivos para a fundação e a expansão de São Paulo, associando seus nomes a cada um dos sete distritos físicos do evento.

DISTRITOS DW! 2024

Dentro desse cenário, confira a seguir um roteiro sugerido com destaques de cada um dos sete distritos, e conheça também seus respectivos rios e o total de locais envolvidos.

DISTRITO ALAMEDA GABRIEL:

42 Locais – Rio: Córrego Verde II
Alguns destaques: DW! Talks e Peugeot Art District

DW! - Ornare - Foto - Monique Araujo
DW! – Ornare – Foto – Monique – Araujo

DW! Talks na Casa Docol

Em 12 encontros realizados entre 14 e 22/3, os DW! Talks promovem debates que reunindo profissionais e especialistas de diversas áreas como: Zanine de Zanine, Lucia Gurovitz, Baba Vacaro, Bloco Arquitetos, João Nitsche, entre outros.

Mobilidade e Peugeot Art Disrict

Os visitantes do Distrito Gabriel possuem como alternativa de mobilidade nos 42 locais com eventos, o novo Peugeot 208 Turbo, carro oficial da DW! SP 2024.

A montadora francesa também apresenta, simultaneamente, o Peugeot Art District, iniciado com o lançamento da Coleção Ciclos, da Ovoo.

 DISTRITO D&D SHOPPING

11 locais – Rio: Córrego Água Espraiada
Alguns destaques: Mostra Brasil Design Talents e Exposição D&D Design Collection

Mostra Brasil Design Talents

A mostra Brasil Design Talents nasceu do desejo de descobrir e promover jovens talentos do design nacional, primordialmente, oriundos de universidades e centros de ensino reconhecidos de todo o país.

A iniciativa, que conta com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima, busca também priorizar e difundir produtos criados com base em temáticas, bem como em materiais e/ou técnicas de produção genuinamente brasileiras.

Do D&D shopping, onde fica em cartaz até 29 de março, posteriormente, a exibição segue para Milão, Itália, onde fará parte da edição comemorativa dos 25 anos do Salone Satellite.

Além disso, os projetos que compõem o BDT foram submetidos a um time de jurados de projeção nacional e internacional, formado por Humberto Campana, Sergio Matos, Tavinho Camerino, Marcelo Teixeira, Lucas Lima e Welison Santos.

Visitação: até 29/3, das 10h às 21h.

Exposição D&D Design Collection

Conforme a tradição dos últimos nove anos, em 13 de março o D&D Shopping recebeu mais uma vez a festa que marcou a abertura oficial da DW! SP 2024.

Em comemoração à 13ª edição da DW! SP, em 14/3, paralelamente, o shopping também inaugurou a exposição D&D Design Collection. Nesse sentido, a ideia foi fazer com que os lojistas apresentassem peças de design e lançamentos escolhidos pelos arquitetos e designers de interiores participantes.

Desse modo, as peças ficarão disponíveis para visitação nos corredores do shopping durante todo o período da DW! SP 2024.

Visitação até 29/3, das 10h às 21h.

DW! - Breton - Foto - Monique Araujo
Breton – Foto: Monique Araujo – Divulgação

DISTRITO JARDINS, IBIRAPUERA, MOEMA E SUL

25 locais – Rio: Córrego Água Espraiada
Alguns destaques: Exposição Paisagem Frontal, Exposições e Connect Talks

Exposição Paisagem Frontal no Unilux City Spot

Durante a DW! SP 2024 a Unilux apresenta ao público a exposição Paisagem Frontal, em parceria com os Decornautas e a arquiteta Juliana Pippi.

Celebrando a poesia das molduras que enquadram e descortinam a casa brasileira, nesse sentido, a mostra destaca a chegada oficial da Unilux a São Paulo, explorando diferentes cenários e aplicações das cortinas e persianas criadas pela marca catarinense.

A exposição promete envolver os visitantes em uma experiência sensorial, desde já, reforçando o compromisso da Unilux com a inovação e a qualidade.

A mostra interativa também convida à apreciação do produto como uma forma de contemplação dos 333 m² do icônico prédio projetado por Paulo Mendes da Rocha.

Até 23/3. De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Aos sábados, das 10h às 14h.

Exposição e Connect Talks no Espaço B e Casa Brasil Eliane

Anexo à Casa Brasil Eliane, na Avenida Brasil, o Espaço B foi projetado pelo escritório de arquitetura FGMF.

A casa foi construída na década de 1940. No local acontecerão, paralelamente, exposições e bate-papos com grandes nomes do design brasileiro contemporâneo, como, por exemplo,  Marko Brajovic, Carol Gay, FGMF, Cité Arquitetura e Arthur Casas.

DISTRITO PAULISTA CENTRO E HIGIENÓPOLIS

28 locais – Rio: Córrego do Anhangabaú
Alguns destaques: Galeria Metrópole, Circuito Gigantes do Design e Circuito de Prédios Históricos

Galeria Metrópole

A galeria apresenta a Arena de Conteúdo Senac SP e instalações; exposição Um Lugar; mostra Prêmio Salão Design; base do Circuito Gigantes do Design; ações de 20 criativos residentes, simultaneamente.

Circuito Gigantes do Design, por Teto Casa
A ação propõe levar o design ao convívio do público “não-iniciado” de forma lúdica e atraente. Contudo, nesse cenário, a cidade foi invadida por 21 móveis monumentais, instalados em todos os distritos da DW!, tendo como base a sede da empresa, na Galeria Metrópole.

DW! - Teto Casa - Foto - Monique - Araujo
Mobiliário Gigante da Teto Casa – Foto: Monique Araújo – Divulgação

Circuito de Prédios Históricos

O circuito de prédios históricos apresenta exposições, instalações e palestras:

  1. Edifício Itália, BoomSPDesign. Até 24/3, das 12h às 22h.
  2. Edifício Renata, retrofit e hospedagem oficial do Festival.
  3. Basílio 177, visitas guiadas ao antigo prédio da Telefônica, em retrofit.
  4. Edifício Virgínia, maior atração de 2023, com visita guiada a partir da CasaSomauma.
  5. Edifício Comandante Linneu Gomes, com exposição Confluência. Visitas guiadas até 24/3, em diferentes horários.
  6. Edifício Misericórdia, movimento criativo Seiva e Cidade. Até 24/3, das 12 às 22h. Excepcionalmente em 24/3, domingo, das 12h às 18h.
  7. Edifício Martinelli, Feira na Rosenbaum.
  8. Casarão Doimo, exposições e palestras.
  9. Galeria Zarvos, exposição de Paulo Alves.
  10. Galeria Metrópole: detalhado anteriormente.
DW! - Feira Rosenbaum - Foto: Monique Araujo
Feira Rosenbaum – Foto: Monique Araujo – Divulgação

DISTRITO PINHEIROS, VILA MADALENA E OESTE

20 locais – Rio: Córrego das Corujas
Alguns destaques: Circuito Baixo Pinheiros, Museu A Casa e Uruhu Mehinaku e Arte Mehinaku

Circuito Baixo Pinheiros
Grupo de criativos e museus realiza ações ligadas ao design, arte e moda.

Museu A Casa do Objeto Brasileiro – Exposição A Casa na Moda

Desse modo, duas exposições, A Chita na Moda, de janeiro de 2005, e Renda-Se, de abril de 2015, se encontram na mostra A Casa na Moda.

Ao mesmo tempo, A Chita na Moda propõe um novo olhar para o tecido símbolo da nossa cultura popular na interpretação de estilistas como André Lima, Glória Coelho, Karlla Girotto, Lino Villaventura, Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, entre outros.

Portanto, renda-se, por sua vez, resulta de uma pesquisa de três anos do estilista e curador Dudu Bertholini com o apoio do Museu A Casa. Dessa forma, o projeto promoveu o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de várias regiões do país.

Visitação: até 19/5, de quinta a domingo, das 10h às 18h.

Herança Cultural Apresenta Uruhu Mehinaku e Arte Mehinaku

Uruhu Mehinaku é um dos grandes artistas do povo Mehinaku. Vive na aldeia Kaupüna, na terra indígena do Xingu no Mato Grosso. Cada banco criado por ele, de fato, é único e esculpido manualmente.

Sendo assim, a madeira ganha forma e traz com ela a ancestralidade, a tradição, a visão do artista e o modo de vida deste povo.

Bem como, seus bancos em formato de animais ampliam o conceito de função para a dimensão simbólica abrindo novos horizontes de reflexão sobre as complexas inter-relações entre as artes tradicionais e a cultura contemporânea.

Assim, o evento também promove uma conversa entre o artista, público e os curadores Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim e Danilo Garcia. Em 23/3, sábado, das 10h às 15h. A conversa terá início às 11h30.

DISTRITO CIDADE JARDIM

5 locais – Rio: Pinheiros

Belas Artes Cidade Jardim – Afinal, o que é Biofilia?
Até 24/3 a dica imperdível é conferir o ciclo de palestras, bate-papos e workshops Afinal, o que é Biofilia? promovido pelo Belas Artes Cidade Jardim.

Por exemplo, em 2023, foi inaugurada no Shopping Cidade Jardim a área Home & Design, totalmente dedicada a lojas de arquitetura, design e decoração. Com projeto de Arthur Casas, espalha-se por três andares, onde haverá também uma edição temática da Feira na Rosenbaum.

De segunda a sábado, das 10h às 22h. Aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Avenida Magalhães de Castro, 12.000.

DISTRITO SHOPPING LAR CENTER

3 locais – Rio: Tietê

Maior exposição da DW! 2024 retrata a presença do design em todos os aspectos da vida, assim, dos utensílios cotidianos ao espaço urbano: Do Objeto à Cidade: design em tudo, aberta ao público até 31 de março.

A exposição revela, principalmente, por meio de uma apurada seleção de produtos e ideias, como o design se tornou um elemento inseparável de nossas vidas, dessa forma, presente desde os utensílios domésticos até os equipamentos que moldam a paisagem urbana.

Além disso, o percurso traçado pela curadora, a jornalista Winnie Bastian, e pelo Studio Garoa, responsável pela cenografia, transita, naturalmente, por diferentes escalas – indivíduo, ambiente e cidade – e por projetos escolhidos devido à inovação nos quesitos tecnologia, materiais, forma e uso.

Em conclusão, a DW! Semana de Design de São Paulo 2024, está imperdível.

SERVIÇO:

13ª DW! Semana de Design de São Paulo – até 24 de março de 2024
Carro oficial: Peugeot
Patrocínio: Unilux, Docol, Eliane e Senac/SP
Apoio: D&D Shopping e Shopping Lar Center
Hospedagem oficial: Edifício Renata por Tabas/Blueground
Perfume oficial: Lenvie
Site e programação completa: dwsemanadedesign.com.br
Instagram:
@dwsemanadedesign

Fotos: Monique Araújo – Divulgação
Fotos: Fabiano Sanches – Divulgação

Fonte: Baobá Comunicação e Conteúdo
           Assessoria de Imprensa

Leia também: Arquitetura biofílica: integrando a natureza aos projetos 

Cínthia Souto

Mercadóloga, Especialista em ESG e Sustentabilidade pela FIA/USP, Especialista em Comunicação ESG pela ESPM, Comunicação Corporativa, Mídia e AI.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo