AtletismoSaúde e Bem-Estar

Lesões em atletas amadores, como evitá-las e tratá-las

O Dr. Rodrigo Vetorazzi, ortopedista do Hospital Albert Sabin, fala sobre as mais diversas lesões

Lesões em atletas cada vez mais comum entre a população, a prática esportiva é fundamental para manutenção de uma vida saudável. Porém, a falta de informação para realização de atividades físicas e a busca por resultados cada vez melhores e mais rápidos, podem levar a lesões.

“Felizmente, as lesões mais comuns são as mais leves, como as musculares, câimbras, tendinite, bursite e entorses. Contudo, tanto o indivíduo que frequenta a academia três vezes na semana quanto o corredor que disputa uma ou outra corrida no mês, estão sujeitos a lesões mais graves, como fraturas por estresse, lesões ligamentares graves, luxações e rotura muscular”, explica o Dr. Rodrigo Vetorazzi, médico ortopedista do Hospital Albert Sabin de São Paulo (HAS).

Passar por avaliações médicas, físicas e posturais, fazer um bom aquecimento antes de qualquer prática esportiva, manter uma rotina de descanso, respeitar os limites do corpo e usar calçados e roupas adequados podem ajudar a evitar essas desagradáveis lesões.

“Caso, mesmo tomando todas as precauções, o atleta se lesione, o mais importante é, a partir da avaliação dos sintomas, fazer o diagnóstico da lesão quanto a sua classificação, como local, tipo e grau, para então começar com o tratamento com os especialistas corretos, geralmente ortopedistas e fisioterapeutas.” diz o Dr. Vetorazzi.

Abaixo, das lesões mais comuns em atletas amadores:
  • Câimbra – contração dolorosa e involuntária de um músculo ou grupo muscular, geralmente ocasionada por esforço intenso, desidratação ou perda de eletrólitos.
  • Lesão muscular – lesão da fibra muscular geralmente associada ao estiramento excessivo;
  • Contusão – lesão ocasionada por trauma direto de objeto sobre a pele, sem que haja ferimento externo;
  • Entorse – lesão articular ocasionada por trauma indireto no local, causando lesão ligamentar ou da cápsula articular;
  • Tendinite – inflamação de um ou grupo de tendões;
  • Bursite – inflamação da Bursa, bolsa que reveste as articulações, principalmente no ombro, quadril, joelho e cotovelo;
  • Luxação – perda da congruência de uma articulação. O termo é utilizado erroneamente para definir lesões e contusões leves, porém, é uma lesão grave e com necessidade de tratamento, geralmente cirúrgico, de urgência;
  • Fratura – quando ocorre rotura da arquitetura óssea. A fratura por estresse ocorre por microtrauma de repetição devido ao esforço intenso e repetido em um membro ou articulação, sem que haja tempo hábil para reparação.

“No mais, além dos cuidados já citados, é de extrema importância o atleta amador dispor de orientação profissional especializada, como ortopedista, médico do esporte, educador físico e fisioterapeuta”, finaliza o Dr. Rodrigo.

Lesões em atletas - Foto: Danilo VerpaFolhapress
Lesões em atletas – Foto: Danilo VerpaFolhapress
Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O  Hospital Albert Sabin foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Hoje, totalmente humanizada, a UTI conta com 18 leitos, sendo 2 de isolamento (1 com pressão positiva e outro com pressão negativa), capaz de atender qualquer tipo de patologia com segurança. Além da UTI, o HAS está finalizando a revitalização da fachada, que será totalmente acessível a deficientes físicos e visuais, incluindo piso tátil e rampas para o acesso a cadeirantes.

Com excelência de atendimento e Certificado Nacional de qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos, com instalações completas. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital –  novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.

Serviço

Endereço

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento

+55 (11) 3838 4655

Site: http://www.hasabin.com.br

.

Antes de mais nada: Borogodó marca de lingerie aposta em nova linha com o tema Universo!

Definitivamente Bombou na semana!: A Fazenda, Hariany Almeida conta com apoio dos fãs

Assim Veja Também: Fabrício Bianchini retorna ao Brasileiro de Rally Baja em semana

Posteriormente : Drinques são opções mais populares para se divertir na noite paulistana

Primeiramente Saiba mais!: 5 alimentos que você não sabia que eram saudáveis

Nesse ínterim : Polka-dot é cult e pede acessório sim! Sensação do verão europeu

Ao mesmo tempo: Boca de cereja a nova mania que estão dominando o mundo da beleza

Antes de mais nada Clica aqui e confira: Conheça os principais lançamentos do São Paulo Boat Show 2019

Frequentemente ?: Trufas recheadas com toque de amor

Juntamente com Você precisa ler!: Nutricionista Ana Paula Bedin aponta perigos das dietas milagrosas

Imediatamente?: O Vila 567 abre seu rooftop, com vista privilegiada para a Vila Madalena

Logo depois: Paula Lima causou alvoroço ao compartilhar imagens treinando sem calcinha

 

Chef Rodolfo Bracali

Chef Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora no Brasil a 20 anos hoje resido em Belo Horizonte Minas Gerais, Assessoria na abertura ou reestruturação de restaurantes, escritor de e-books. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: chefrodolfobracali@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar