BrasilLivros

XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2023

Cerimônia de premiação acontece dia 23 e destaca projetos de grande impacto da categoria. Confira os premiados

Bibliotecários são homenageados no XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2023

Antes de mais nada, as bibliotecas tiveram origem desde o segundo milênio a.C. com objetivo de preservar e conservar o conhecimento da humanidade. Com o avanço da tecnologia, a profissão de certo ampliou seus espaços e muita coisa mudou, mas as bibliotecas continuam mais essenciais do que nunca.

Assim, para homenagear esses profissionais, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) realiza no dia 23 de novembro, na Vila Mariana, em São Paulo, a cerimônia de entrega do  XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo, que, de certo,  destaca profissionais bibliotecárias(os) atuantes em instituições públicas, privadas, terceiro setor, discentes e  docentes do Estado de São Paulo.

De acordo com a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, o  tema desse ano é Bibliotecas na formação de um mundo melhor. “O prêmio destaca trabalhos realizados que impactam na formação social, cultural, intelectual e de cidadania da população do Estado de São Paulo”, explica a presidenta. 

Premiação:

Enfim, em sua XIV edição, o Prêmio foi dividido em quatro modalidades: profissional, acadêmica, empresa amiga da biblioteca e cidade amiga da biblioteca. Para dar uma dimensão da importância dos projetos premiados, estão entre eles, o da bibliotecária Ana Virgínia Ferreira do Carmo, que realizou uma ação de mediação de leitura para pessoas em situação de rua no entorno da Biblioteca Mário de Andrade.

Além disso, outro trabalho que ganha destaque na premiação e que comprova o poder social da biblioteca é o da bibliotecária Ursulina Teodora que acolheu na Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo, na Vila Maria, em São Paulo, uma menina que morou nas ruas dos 4 aos 11 anos. A bibliotecária ensinou a menina a ler e ter amor pelos livros. A menina cresceu e virou a escritora Luciene Muller e conta sua história no livro “Colo invisível”. 

Serviço:

Prêmio Laura Russo 

Data: 23/11/2023
Horário: 19h
Local: Centro Universitário Assunção  (UNIFAI) –  R. Afonso Celso, 671 – São Paulo Inscrição: https://mla.bs/fe1d5417
 

Enfim, confira os vencedores: 

Modalidade profissional

Ana Virgínia Ferreira do Carmo – Desenvolvendo competência informacional para a vida: dignidade, respeito, afeto, amor para pessoas em situação de rua no entorno da Biblioteca Mário de Andrade – BM – através da mediação de leitura – 2019-2020 

Modalidade – Trabalhos Acadêmicos:

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC-  Taynara Almeida de Oliveira

Atuação das bibliotecas em cidades inteligentes.

UNESP-Marília/Departamento de Ciência da Informação – 2019. 

Mestrado – Léia Santos

A biblioteca em presídio: relato, à luz dos direitos culturais, de uma bibliotecária na prisão. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo /USP – Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação – 2022

Doutorado: Leonardo da Silva de Assis

Biblioteca pública e suas dinâmicas sociais: o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (1984-1996) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo /USP – Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação – 2022 

Modalidade Empresa Amiga da Biblioteca

Divisão de Educação do SESI, unidade Carapicuíba/SP, pelo projeto “Vem ler no SESI”, idealizado pela bibliotecária Janaina Dias de Melo. 

Modalidade Cidade Amiga da Biblioteca

Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, cidade de Hortolândia/SP, pelo projeto “Achei um livro Hortolândia”, idealizado pelo bibliotecário Rafael Antonio da Silva.

Menção honrosa:  

Ursulina Teodora CRB-8 – Bibliotecária

De certo, foi bibliotecária na Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo, no bairro da Vila Maria,  na cidade de São Paulo. A relevância do seu trabalho junto aos pequenos leitores foi, portanto, retratada no livro “Colo invisível” da escritora Luciene Muller.

Professor Toninho Vespoli – Vereador da Câmara Municipal de São Paulo – SP

Pelo importante apoio a causa das bibliotecas públicas e CEU’s  em São Paulo e, pelas ações desenvolvidas para implantação das Bibliotecas Escolares, conforme Lei 12.244/10. 

Rai de Almeida – Vereadora da Câmara Municipal de Piracicaba – SP

Pelo fundamental apoio a causa da biblioteca pública da cidade de Piracicaba, pela criação do Projeto de Lei para implantação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLLB e pelas ações desenvolvidas para criação das Bibliotecas Escolares, conforme Lei 12.244/10. 

Mercedes de Jesus Thomé Forti – Bibliotecária com uma atuação pioneira na constituição do Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB (1966-1969) e também do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, 8ª Região.

Além disso, homenagem in memorian

Evanda Verri Paulino (1946-2022) – Como professora formou mais de 3.000 bibliotecárias(os).

Foto: Pexels kampus production/divulgação

Cristina Aguilera/ Assessora de imprensa

Leia ainda: Lar Vinícius promove jantar beneficente no Tênis Clube Paulista

Leia Também: Advogado Geraldo Lopes lança livro que ensina superar obstáculos

 

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo