Gastronomia

Amazônico, o primeiro restaurante com menu sensorial do Brasil

Além do jantar reservado, a casa possui mais dois espaços aconchegantes.

O restaurante Amazônico inaugurado na capital paulista com a missão de promover a fusão da culinária mundial com elementos amazônicos. Sob o comando da chef executiva e restaurateur Jhosy Bittencourtt, o Amazônico reserva uma sala para clientes interessados em degustar pratos exóticos e viver experiências sensoriais.

A ideia surgiu depois de Jhosy morar uma temporada na Eslovênia onde teve investida em restaurantes por lá como o Hisa Franko, em Kobarid, da renomada chef Ana Ros.

Culinaria

No exterior também cozinhou em concertos e restaurantes de amigos apresentando pratos com elementos da Amazônia como tucupi preto, cupuaçu, jambu, castanha do Pará, tapioca e aviú, sempre fazendo sucesso. A culinária da Amazônia tem um apelo comercial mundial com restaurantes que fazem sucesso fora do Brasil e que aqui não é muito difundida, gerando a ideia e vontade de abrir o seu Amazônico.

Amazônico : O primeiro restaurante com menu sensorial do Brasil
Cheesecake Amazônico
Cardápio

No cardápio pratos como a Maniçoba (Folha da mandioca brava cozida por sete dias com carnes defumadas), o Vatapá Paraense (Vatapá tradicional com jambu salteado e camarão), Pirarucu de Casaca (Clássico do baixo amazonas, com pirarucu, banana da terra e cuscuz amazônico). Nas entradinhas, os clientes podem degustar uma linha especial de Ceviches, Carpaccio como, por exemplo, o Carpaccio Amazônico (Finas fatias de filé de búfalo cru com chips de banana da terra, molho de ervas amazônicas e arubé).

Amazônico : O primeiro restaurante com menu sensorial do Brasil
Bolas de Yuca recheadas com queijo Marajó
Cliente

No cardápio o cliente encontra ainda pratos Lacto Vegetarianos (Nhoque de Jambu, Ravióli de Abobora e Salada de Panc´s). Alem disso .Nos pratos principais destaque para Confit de Pato à moda do Pará (Coxa e sobrecoxa de pato confitadas.

Nhoque de Jambu
Nhoque de Jambu

Também  acompanhado de purê de macaxeira, jambu salteado e redução de tucupi), Paella da Amazônia (Com sarnambi, camarão rosa e de água doce, mexilhão e tucupi) e Filé de peixe na manteiga de Cumaru (Com espuma de mangarataia, caviar de jambu e vinagrete de talo).

Além da carta de drinks, sobremesas e vinhos. A grande novidade é o jantar sensorial, onde o grupo recebe óculos tridimensionais e durante o tour gastronômico, é remetido a uma imersão completa de pratos, drinks, sobremesas, tudo em uma sala especial, reservada.

Ceviche La Parrila
Ceviche La Parrila
Sobre Chef Jhosy Bittencourtt 

Nascida na cidade de Moju, a 70 quilômetros de Belém (PA), Jhosy Bitencourtt, quando criança, gostava de cozinhar e era inspirada pela avó Luiza Pacheco, que dizia que fazer comida é um ato de amor e por onde se passa as boas energias.

Amazônico : O primeiro restaurante com menu sensorial do Brasil
Chef Jhosy Bittencourtt Divulgação

Do mesmo modo. Bem como o primeiro restaurante de Jhosy foi no quintal de casa da mãe onde aos nove anos de idade, ela também cozinhava e vendia – em troca de moedinhas – comidas para as crianças do bairro. Da mesma forma o cardápio tinha farofa de mortadela, logo assim frango refogado e macaxeira cozida com alho frito na manteiga.

Definitivamente a paixão de infância virou profissão na vida de Jhosy Bittencourtt. Dessa forma em 2006, ela se formou em chef de cozinha juntamente pelo SENAC.

Por outro lado  se tornou restaurateur, hoje proprietária e chef executiva do restaurante Ladrillo Parrilla.
Antes de mais nada, Jhosy é o tipo de pessoa que tem paixão pelo que faz e adora a fusão de diferentes cozinhas. Da mesma forma com o propósito de descobrir novos sabores e também conhecer paladares diferentes, por isso mesmo está sempre pronta para um novo curso.

Já fez dezenas deles, incluindo alguns na Itália e mais recentemente na Le Cordon Bleu, de Paris e gastronomia molecular em São Paulo.

Serviço: 

Restaurante Amazônico

Rua Inhambu, 1185 – Moema – São Paulo

Reservas: +55 (11) 2338-2371.

Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira: das 12h às 15h / das 19h às 23h
de sexta-feira: das 12 às 15h / 19h as 0030
Sábados: 12h as 00h30
Domingos: 12 às 17h

Informações Complementares: Serviço de ar condicionado, acesso para deficientes, taxa de rolha R$ 60,00
Capacidade do Restaurante: 96 lugares.

Assim Também Aceita-se: cartões de débito, crédito, dinheiro.

Antes de mais nada acesse: www.restauranteamazonico.com.br
Assessoria Gastronômica – Foto Divulgação

Fotos: Renato Ribeiro

 Fonte: Fábio Bouças
Assessor de Imprensa
(CEO and Founder)

LEIA MAIS+: Receitas de tapioca com queijo para ter bastante energia

Etiquetas

Rodolfo Bracali

Rodolfo Bracali , Chef Argentino e Assessor Gastronômico , Marketing de Conteúdos, Jornalista no portal egonoticias.com - Atualmente Mora em Belo Horizonte Minas Gerais. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. CONTATO: WhatsApp +55 31- 99885-9387 - e-mail: rcb539@gmail.com site: https://chefrodolfobracali.com.br/ -

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar