Arte e Cultura

Comunidade Jongueira do Tamandaré na Casa Museu Ema Klabin

Espetáculo marca o lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin

Comunidade Jongueira do Tamandaré na Casa Museu Ema Klabin

Antes de mais nada, uma das principais referências da cultura afro-brasileira, a Comunidade Jongueira do Tamandaré apresenta uma roda de jongo no próximo dia 9 de dezembro, às 14h30, na Casa Museu Ema Klabin. De certo, o  espetáculo marca o lançamento do quinto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin, publicação anual em formato de livro digital que registra e divulga os conteúdos e programação cultural desenvolvida ao longo de cada ano.

Assim, escrito por pesquisadores e organizado pelo curador Paulo de Freitas Costa e pela coordenadora do núcleo de cursos e palestras, Ana Cristina Moutela Costa, os textos do quinto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin expressam, de certo, a diversidade da programação e dos temas desenvolvidos ao longo de 2022. Música indígena, gastronomia, etiqueta à mesa, patrimônio cultural, arquitetura, fotografia, história da arte, estão entre os temas abordados. Além disso, a  publicação também conta com textos relacionados à temática anual Dicotomias, e também expande, enfim,  questões trazidas pela exposição Faca, colher & garfo: uma história, que apresentou, inclusive, um breve relato da história dos talheres.

Enfim, a publicação digital estará disponível gratuitamente para download a partir do dia 10 de dezembro de no site:  www.emaklabin.org.br

Comunidade Jongueira do Tamandaré

De antemão, a  apresentação da roda de jongo da Comunidade Jongueira do Tamandaré será precedida por um bate-papo sobre o universo do jongo com a participação de Alessandra Ribeiro, Renato Ihu e mediação de Claudia Alexandre. Além disso, o  bate papo abordará os processos históricos da constituição e manutenção do jongo no Brasil, destacando, porém,  o caráter intergeracional de suas comunidades, além de temas transversais como, por exemplo,  a resistência pelo sagrado, as memórias e os valores civilizatórios afro-brasileiros.

Sobre a Casa Museu Ema Klabin

Enfim, a  residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados e conta com uma rica coleção de arte, incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680), além de pintura moderna brasileira, artes decorativas e peças arqueológicas.

Serviço:

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Dicotomias e apresentação da roda de jongo da Comunidade Jongueira do Tamandaré

sábado, 9 de dezembro de 2023

14:30 às 17:30

100 lugares presenciais por ordem de chegada

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP – Entrada franca

Instagram: @emaklabin

Facebook:  https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Linkedin:  https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Site: https://emaklabin.org.br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Foto: Comunidade do Tamandaré. Foto: Pedro Costa

Fonte: Cristina Aguilera
Assessoria de Imprensa

Leia ainda: Advogado Geraldo Lopes lança livro que ensina superar obstáculos

Cristina Aguilera

Cristina Aguilera é jornalista com pós graduação em Mídias na Educação pela Universidade de São Paulo (USP) . Foi repórter de tv, rádio, revista, assinou colunas de Turismo e Moda. É co autora do livro “ A educação contada pela imprensa” junto com Cesar Callegari. Adora moda, turismo, educação, literatura, designer e cultura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo