Arte e CulturaTeatroVariedades

Homens no Divã comédia dirigida por Darson Ribeiro faz no Teatro Alfredo Mesquita

Marília Gabriela faz participação especial com seu timbre na voz (em off)  da psicanalista Dra. Maczka

 Homens no Divã, dirigida por Darson Ribeiro, comemora o quarto ano consecutivo de sucesso. Com texto leve e recheado de situações engraçadas do cotidiano, a comédia. O espetáculo reestreia no dia 15 de junho, sábado, às 21h, no Teatro Alfredo Mesquita, na zona norte paulistana. Além de dirigir e assinar figurino, luz e cenografia, Darson também atua no espetáculo, ao lado de Olivetti Herrera e Guilherme Chelucci.

No enredo, o encontro inesperado de três homens na sala de espera do consultório de uma psicanalista (voz emoff de Marília Gabriela) é o ponto de partida para mudanças radicais na vida de um bombeiro (Chelucci), de um ginecologista (Herrera) e de um gerente executivo da Eletropaulo (Ribeiro).

Para tratar suas dificuldades de relacionamento com as mulheres e do cotidiano masculino, Renatão, Cadu e Fred precisam de muita força de vontade. A instigante amizade, desenvolvida em conversas e fatos que servem de complemento ao divã, vai, gradativamente, no espaço de um ano, impulsionando-os a se reinventarem. A comédia é uma homenagem às mulheres.

Darson Ribeiro concebeu uma direção ágil para brincar com assuntos bem-humorados, sem deixar de ir ao encontro de fetiches femininos. Assim, vai além da exploração dos estereótipos das personagens – o executivo, o bombeiro e o médico – e apresenta uma comédia elegante e inteligente que sai do lugar-comum.

Homens no Divã comédia dirigida por Darson Ribeiro faz no Teatro Alfredo Mesquita 2
Homens no Divã -Chelucci e Darson -foto de Eliana Souza

À beira do desespero em suas crises amorosas, os três protagonizam situações hilárias em busca do equilíbrio, diante de tantas idiossincrasias masculinas como amor e sexo ou sexo e amor. E, assim, conquistam de cara o público que vai acompanhando as revelações e transformações de personalidades e temperamentos distintos.

“Com o cuidado de não resvalar em falsos moralismos, a intenção é amenizar a fama de que os homens não gostam de falar sobre si. Assim, revela fraquezas e dúvidas do sexo masculino em um divã freudiano”, salienta Darson Ribeiro.

Homens no Divã -Guilherme, Darson e Herrera -foto Eliane Souza
Homens no Divã -Guilherme, Darson e Herrera -foto Eliane Souza

Darson Ribeiro vive o executivo Frederico Freitas Fernandes, que está diante de uma tragédia no seu casamento de 18 anos. Perturbado e deslocado na nova condição de solteiro-solitáriotraído, busca a identidade perdidadurante o período em que foi manipulado pela esposa.

Os amigos têm papel decisivo em sua metamorfose, desde uma mudança radical na forma de se vestir, até a ida em lugares inusitados vivendo situações inusitadas.

Guilherme Chelucci interpreta o sedutor Renato Paes de Barros Seabra, oficial do Corpo de Bombeiros, rústico e machista. Foi parar no divã apenas como truque para convencer a namorada de que não pretende apenas levá-la para a cama, mas desposá-la. Percebendo que sua conduta é fora de moda, vai ouvindo os amigos e abandonando seu lema de que “sexo é sexo, amor é amor”.

Olivetti Herrera faz o papel do ginecologista Carlos Eduardo Carrara Travertino, um narcisista inveterado, o que o impede de perceber o mundo feminino à sua volta; nem o da mulher que é apaixonada por ele. Não consegue lembrar nem a cor dos olhos dela. A conversa entre os três o faz entrar em contato com sentimentos e emoções jamais explorados.

“A partir de pequenos solilóquios com a psicanalista (de quem só se ouve a voz) e o tête-à-tête, os três acabam instituindo um divã próprio. Inconsciente e espontaneamente vão desconstruindo suas personalidades e misturando-as numa completude que vai agradar, e muito, as mulheres. O resultado é uma comédia cheia de reviravoltas e quiproquós”, revela o diretor.

A produção bem cuidada resulta dos desenhos criados por Darson Ribeiro para cenário e figurinos, como a inspiração para um divã na trompa de falópio, vermelho, concebido de forma elegante e instigante na intenção de situar os três homenzarrões dentro do órgão sexual feminino. Dez persianas de madeira foram construídas especialmente para a cenografia.

O divã rompe as quatro paredes e as mudanças de luz ajudam a criar os vários ambientes – academia, balada, sauna, apartamento e consultório. O ritmo dinâmico da direção concebeu mais de uma dezena de trocas de roupa em 1h30 de ação, que já ultrapassou a casa de 150 mil espectadores.

Ficha técnica

Homens no Divã comédia dirigida por Darson Ribeiro faz no Teatro Alfredo Mesquita 3
Homens no Divã -Darson, Chelucci e Herrera -foto Eliana Souza

Espetáculo: Homens no Divã

Texto: Miriam Palma (título original: Desesperados).

Direção geral: Darson Ribeiro.

 Elenco: Olivetti Herrera, Guilherme Chelucci e Darson Ribeiro.

Voz da psicanalista: Marília Gabriela.

 Voz da secretária: Cecilia Arienti.

Cenografia, trilha, luz e figurino: Darson Ribeiro. 

Fotografia: Eliana Souza.

Design: Ricardo Gonçalves.

Diagramação: Torino Comunicação. 

Plotagem: Raio X Empresarial. 

 Coordenação de montagem: Rodrigo Souza. 

Montagem e operação de luz e de som: João Marcos Costa. 

Iluminotécnica:LPL Lighting Productions. 

Administração e assistência de produção: Marco Alvarenga. 

Transportadora oficial e logística: Personnalite Transportes & Mudanças.

 Tapete especialmente confeccionado: By Kamy.

Persianas especialmente confeccionadas: Hunter Douglas/Casa Mineira.

Realização: Dr Darson Ribeiro Produções Ltda.

 

Sinopse: Comédia onde os dilemas masculinos são enfrentados no divã freudiano com muita e interatividade com a plateia, que está no quarto ano de temporada ininterrupta. Texto Miriam Palma (título original ‘Desesperados’). Com Olivetti Herrera, Guilherme Chelucci e Darson Ribeiro, que também dirige a montagem.

Homens no Divã

Serviço

Comédia: Homens no Divã

Temporada: 15 de junho a 14 de julho/2019

Dias e horários: sábados, às 21h, e domingos, às 19h

Ingresso: R$ 30,00 (meia-entrada: R$ 15,00)

Duração: 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos. Capacidade: 198 lugares.

Bilheteria: 1h antes das sessões.

Reservas: (11) 98305-6417 – retirada e pagamento em dinheiro até 30 minutos antes das sessões. Ingressos online: www.sampaingressos.com.br.

 

Teatro Alfredo Mesquita

Av. Santos Dumont, 1770, Santana – SP/SP.  Metro Tietê

Tel: (11) 2221-3657 – Acesso PNE. Ar condicionado.

Estacionamento grátis com segurança no local. Segurança 24h.

 

LEIA MAIS+: Especialista em Despedidas de Solteiro(a) e já faturou 500 mil reais!

LEIA MAIS+: Com um ritmo contagiante e sensual, a música Regaço consegue abordar a sensualidade sem vulgaridade

Homens no Divã comédia dirigida por Darson Ribeiro faz no Teatro Alfredo Mesquita 4
A publicidade digital não é uma tendência, é real!

 

Rodolfo Bracali

Nascido na Argentina, Rodolfo Bracali mora no Brasil a 19 anos. Como Jornalista. Gerador de Conteúdo, Publicação de Artigos, Apresentador do Programa Momentos no Canal EgoTV. Tudo isso você pode acompanhar nos meus espaços na Web. +55 31- 9 9885-9387 / 9 9714 - 6422 - VIVO - e-mail: rcb539@gmail.com - Skype: Rodolfo.Bracali48 - Belo Horizonte- MG

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar